Início > Sobre a Colufras

Sobre a Colufras
A Conferência Luso-Francófona de Saúde (COLUFRAS) é uma iniciativa internacional não-governamental sem fins lucrativos que congrega um crescente número de instituições, associações e profissionais da saúde dos países francófonos e lusófonos, principalmente do Brasil e do Canadá. Esta entidade designa-se a todos os países da francofonia e da lusofonia das Américas, da Europa e da África.

Missão:
A missão da COLUFRAS é favorecer o desenvolvimento de intercâmbios e cooperações entre os países da francofonia e da lusofonia, tendo por objetivo aprimorar os sistemas de saúde, a qualidade dos serviços e o acesso dos serviços prestados à população, principalmente aos grupos mais desfavorecidos, além de promover a saúde da população em geral.

Objetivos:
Os objetivos visados pela COLUFRAS são:

-Aprimorar a qualidade da assistência médica e seu acesso a todos os cidadãos nos países francófonos e lusófonos, principalmente no Québec, no Canadá e no Brasil.
-Favorecer a diversidade cultural no mundo, possibilitando que os lusófonos e aos francófonos se expressem em suas próprias línguas a fim de divulgar suas competências, suas instituições, seus trabalhos, suas reflexões e suas experiências na área da saúde.
-Promover os intercâmbios e o desenvolvimento de novas parcerias, principalmente entre o Brasil e o Quebec, procurando fazer com que toda a francofonia e a lusofonia beneficiem e participem de tais iniciativas.

As duas línguas oficiais da COLUFRAS são francês e português, no entanto, quaisquer grupos lingüísticos ou indivíduos capazes de se comunicar em uma destas línguas podem acessar os serviços oferecidos pela entidade.

Histórico:
A COLUFRAS surgiu de discussões iniciadas em 1999 entre os líderes universitários e governamentais da saúde do Brasil e do Canadá, que observaram a necessidade de valorizar o emprego da língua francesa e da língua portuguesa nos foros nternacionais, particularmente pan-americanos, e preservar a riqueza da diversidade cultural no continente.

A COLUFRAS é composta de um conjunto de relações e realizações estabelecidas desde 1997 entre vários grupos brasileiros e canadenses que expressaram seu anseio de partilhar mutuamente seus respectivos conhecimentos, técnicas e experiências. Foi assim então que foram estabelecidas, de maneira mais ou menos formal, várias colaborações entre instituições privadas e públicas do Brasil e do Canadá. Dentre os primeiros participantes, é importante citar a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), as ONGs Pró-Saúde2 e ABRASPE3, além das Secretarias da Saúde dos Estados de Goiás e do Distrito Federal. Do lado canadense, os primeiros fomentadores destes intercâmbios foram a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Governo do Quebec, o Instituto de Readaptação de Montreal, a Agência Regional de Saúde de Outaouais, a Corporação de Abastecimento Hospitalar de Montreal e várias empresas quebequenses do setor farmacêutico e do setor de acessórios médicos e serviços. São ainda fundadores e integrantes de primeira hora da COLUFRAS o CONASS, o CONASEMS, a FIOCRUZ e a ABRASCO.

2. Associação Beneficiente de Assistência Social e Hospitalar.
3. Associação Brasileira de Autogestão em Saúde Patrocinadas pelas Empresas.
Parceiros
Conferência Luso-Francófona da Saúde



Opções de idioma:
 
Site em português Português
Site em francês Français